Pular para o conteúdo principal

Português - Cacofonia e Texto Narrativo

  Cacofonia é um vício de linguagem comum na língua portuguesa, consiste em sons produzidos pela junção do final de um vocábulo e começo de outro, que encontra-se a seguir. Ecoam desagradavelmente, causando tonalidades ridículas ou muitas vezes que levam à não distinção da mensagem. A pronúncia emitida é, em certos casos, engraçada, mas, há também situações em que esta figura gera termos ofensivos ou inconvenientes.


Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço.
Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos.
Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.

Estrutura da Narrativa

  • Apresentação: também chamada de introdução, nessa parte inicial o autor do texto apresenta os personagens, o local e o tempo em que se desenvolverá a trama.
  • Desenvolvimento: aqui grande parte da história é desenvolvida com foco nas ações dos personagens.
  • Clímax: parte do desenvolvimento da história, o clímax designa o momento mais emocionante da narrativa.
  • Desfecho: também chamada de conclusão, ele é determinado pela parte final da narrativa, onde a partir dos acontecimentos, os conflitos vão sendo desenvolvidos.

Elementos da Narrativa

  • Narrador - é aquele que narra a história. Dividem-se em: narrador observador, narrador personagem e narrador onisciente.
  • Enredo - trata-se da estrutura da narrativa, ou seja, a trama em que se desenrolam as ações. São classificados em: enredo linear, enredo não linear, enredo psicológico e enredo cronológico.
  • Personagens - são aqueles que compõem a narrativa sendo classificados em: personagens principais (protagonista e antagonista) e personagens secundários (adjuvante ou coadjuvante).
  • Tempo - está relacionado com a marcação do tempo dentro da narrativa, por exemplo, uma data ou um momento específico. O tempo pode ser cronológico ou psicológico.
  • Espaço - local (s) onde a narrativa se desenvolve. Podem ocorrer num ambiente físico, ambiente psicológico ou ambiente social.

Tipos de Narrador

Os tipos de narrador, também chamado de foco narrativo, representam a "voz textual" da narração, sendo classifcados em:
  • Narrador Personagem - a história é narrada em 1ª pessoa onde o narrador é um personagem e participa das ações.
  • Narrador Observador - narrado em 3ª pessoa, esse tipo de narrador conhece os fatos porém, não participa da ação.
  • Narrador Onisciente - esse narrador conhece todos os personagens e a trama. Nesse caso, a história é narrada em 3ª pessoa. No entanto, quando apresenta fluxo de pesamentos dos personagens, ela é narrada em 1ª pessoa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Física- Olho Humano

O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes. Todo o conjunto que compõe a visão humana é chamado globo ocular. A luz incide na córnea e converge até a retina, formando as imagens. Para esta formação de imagem acontecem vários fenômenos fisiológicos, no entento, para o estudo da óptica podemos considerar o olho como uma lente convergente, com distância focal variável.   princípio e de forma bem simplificada, o  olho humano  pode ser considerado um  instrumento óptico , pois é constituído por uma  lente biconvexa  (o  cristalino ), que fica situada na região anterior ao globo ocular. No fundo do  globo ocular , está a retina, que é sensível à luz e serve de anteparo para as imagens.  As sensações luminosas, após serem captadas e projetadas sobre a retina, são enviadas ao  cérebro  pelo nervo óptico . Suelen Khalinne Thais Torre...

Filosofia - Filosofia Medieval

A filosofia medieval foi desenvolvida na Europa durante o período da Idade Média (séculos V-XV). Vale lembrar que na Idade Média, a Igreja Medieval tinha grande força e, portanto, muito temas explorados pelos filósofos eram de ordem religiosa. Trata-se de um período de expansão e consolidação do Cristianismo e a Igreja Católica foi no período medieval a mais importante instituição social e a maior representante da fé cristã. Assim, muitos filósofos que se desenvolveram dessa época eram membros da igreja. Nesse momento, os grandes pontos de reflexão para os filósofos estavam associados com a figura divina, ou seja, a existência de Deus, a fé e a razão, a imortalidade da alma humana, a salvação, o pecado, a encarnação, a liberdade, dentre outros. Em outras palavras, ainda que parece paradoxal, a filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia, ou seja, a consciência cristã com a razão filosófica e científica. Sendo assim, as reflexões desenvolvidas no medievo, ainda que pu...

Inglês - Shakespeare

A obra de Shakespeare, apesar de hoje ser considerada grandiosa, só foi redescoberta pela crítica literária e pelo universo acadêmico no século XIX, sendo inserida nos mais diversos contextos culturais e políticos em todo o mundo. A atemporalidade dos temas presentes em sua obra mostra-nos a importância de seu legado literário que ainda hoje reverbera em tantas outras produções. Seus clássicos influenciaram a obra de diversos escritores, até mesmo da indústria cinematográfica, que adaptou vários de seus livros para a grande tela. Alunas: Alícia Waléria João Pedrp